Setembro Amarelo
Nesse mês, o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região – CISVIR, em parceria com alguns municípios consorciados e com a 16ª Regional de Saúde do Estado do Paraná, realizaram diversas ações, palestras e vídeos, abordando sobre a prevenção do Suicído. O dia 10 de setembro é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa deve acontecer durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo.
O suicídio é um importante problema de saúde pública nos dias atuais. Dados da Organização Mundial de Saúde – OMS mostram que, todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama - ou guerras e homicídios.
Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa e morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. O suicídio trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades.
As taxas variam entre países, regiões e entre homens e mulheres. No Brasil, 12,6% por cada 100 mil homens em comparação com 5,4% por cada 100 mil mulheres, morrem devido ao suicídio. As taxas entre os homens são geralmente mais altas em países de alta renda (16,6% por 100 mil). Para as mulheres, as taxas de suicídio mais altas são encontradas em países de baixa-média renda (7,1% por 100 mil).
Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.
Se você está sofrendo ou conhece alguém com sofrimento intenso, procure ajuda. Você não está sozinho.